O senador Benedito de Lira (PP) tem algumas dificuldades em sua campanha, assim como o candidato Renan Filho (PMDB). Em uma eleição polarizada, em que as pesquisas apontam a possibilidade de uma vitória em primeiro turno, é natural que nos dias que se aproximam do pleito, as propostas sejam deixadas de lado e se parta para os ataques.

Todavia, os ataques ganham o guia, mas não estão no confronto direto em debates, como se viu no mais recente realizado pela TV Alagoas. Estratégia!

Benedito de Lira e Renan Filho tiveram a oportunidade de se enfrentarem, porém optaram por perguntas aos outros candidatos ao governo do Estado.

No guia eleitoral, os ataques surgem. Benedito de Lira abriu a temporada ao falar de uma empresa virtual aberta por Renan Filho, dentre outros assuntos, até chegar ao acidente de trânsito envolvendo o peemedebista. Falamos sobre o assunto neste espaço.

Mas, não é apenas o peemedebista que foi “acuado” a responder ataques. O peemedebista – durante o debate, de forma indireta, fez duras críticas a situação da Saúde e Educação. Sem citar nomes, lembrou que Lira indiciou secretários para a pasta da Educação e que seu vice, o deputado federal Alexandre Toledo (PSB), é o secretário de Saúde.

Embora sejam “canhões direcionados para o QG pepista”, o questionamento mais incômodo e que colocou Lira contra a parede foi sobre suas três aposentadorias. Benedito de Lira não detalhou o assunto em respostas. Se concentrou em afirmar que trabalha desde os 10 anos e que as aposentadorias são legais. Uma delas – segundo o pepista – corresponde ao fato de ter sido funcionário público concursado.

O assunto incomodou a campanha lirista. Foi um teleguiado, além da pergunta feia pelo coronel Goulart, também estampado no semanário Extra, que ainda detalha as aposentadorias.  Como se não bastasse, Lira ainda foi confrontado por Mário Agra (PSOL) em relação a operação Lava-jato e o doleiro.  “Eu não tenho envolvimento. Foi implantado uma notícia falsa. A minha vida pública é longa e nunca tive envolvimento com malfeito”, ressaltou Benedito de Lira. 

Estou no twitter: @lulavilar