A última pesquisa de intensão de votos em Alagoas, elaborada pela empresa Exatta, mostrou uma porcentagem considerável no número de eleitores indecisos faltando menos de um mês para eleições. Na pesquisa realizada em agosto 20% do eleitorado alagoano não votaria em nenhum candidato apresentado ao Governo do Estado e 16% estariam indecisos. Já neste mês, o número diminuiu para 14% de eleitor que não votaria nos candidatos e 14% de indecisos.
Uma medida para contornar o aumento dos índices é a presença do apoio dos presidenciáveis aos candidatos do Estado, de acordo com a cientista política Luciana Santana. O apoio é considerado como um “fator externo”. “Neste caso, podemos hipotetizar que o apoio não tem sido suficiente para transferir ou conquistar votos para a totalidade de candidatos em Alagoas”, afirmou Luciana.
Em seu blog, o jornalista Davi Soares publicou que a guinada no cenário nacional adia visitas de presidenciáveis a Alagoas. Leia!
Para a cientista, a situação não pode ser considerada um fato isolado, apenas registrado em Alagoas, tendo em vista que em outros Estados o número de votos declarados brancos ou nulos é bem mais alto. Segundo ela, esse “cenário reflete a posição de insatisfação do eleitor com as opções ou propostas que estão disponíveis”.
A insatisfação do eleitor com as propostas apresentadas e com a opção dos candidatos reflete diretamente nos votos declarados em branco. Luciana Santana coloca que a porcentagem divulgada na pesquisa eleitoral relaciona-se também com os problemas sociais existentes em Alagoas.
A influência do resultado da pesquisa eleitoral das mídias
O resultado das pesquisas eleitorais não influencia diretamente o voto do eleitor indeciso, mas pode orientar quanto ao voto para que ele seja útil. “A mídia, de uma forma geral, contribui para a formação da opinião eleitor, sejam pela veiculação de informações ou de opiniões diversas sobre candidatos e suas propostas. O quanto influencia depende das características do eleitor, seu posicionamento crítico, nível de escolaridade e renda, dentre outros. Depende também do tema da informação que o eleitor recebe, pois alguns impactam mais do que outros. Hoje, a internet tem sido um canal de comunicação com grande potencial de influência na formação da opinião do eleitor. Isso vale para o eleitor indeciso, principalmente com a proximidade do pleito”, disse a cientista política ao ser questionada sobre até que ponto as informações divulgadas na mídia, local e nacional, influenciam o eleitor indeciso.
