O professor Marcelo Pinheiro, considerado um dos maiores cerimonialistas do País, lança em Maceió, neste fim de semana, o livro “Cerimonial público para a administração pública”. O evento ocorre durante curso sobre o tema título da obra que o paraense, atual presidente do Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil, ministra sábado (6) e domingo (7), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

A iniciativa da empresa aDEe – Agência de Eventos reunirá participantes do estado e da região Nordeste na capital alagoana, com o objetivo de levar conhecimento e aperfeiçoamento aos que lidam com o cerimonial público em todas as esferas, seja no Judiciário, no Legislativo ou no Executivo.

“É preciso encerrar o caráter ‘privado’ nos eventos da iniciativa pública, observando os princípios da administração pública brasileira, senão a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência, todos previstos na Constituição”, ressalta o especialista em Gestão e Marketing de Eventos e em Educação Corporativa.

De acordo com ele, o livro mostra que atuação em cerimonial e protocolo públicos, ou oficiais, não é somente para quem gosta. “Ser cerimonialista é assumir a missão de defender, institucionalmente, uma organização e um cargo que atuam em prol da causa pública e essa, por sua vez, amplamente consolidada e estabelecida. Este é um ofício destinado a cidadãos sérios, de boa índole e comprometidos com o bem comum”, diz.

Marcelo Pinheiro já contabiliza mais de 15 mil espectadores em suas apresentações no Brasil e no exterior; mais de três mil alunos de graduação, pós-graduação e extensão; mais de 500 eventos realizados em todo o País; além de vários livros publicados.