Nos bastidores políticos – diante da ausência de uma candidatura ao Senado Federal na coligação PSDB/PRB – há questionamentos sobre quem será apoiado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) na corrida eleitoral.

Vilela já disse que terá um candidato e que este só não será o senador Fernando Collor de Mello (PTB), que busca a reeleição. O tucano-mor quer participar indiretamente da corrida pelo Senado Federal para ajudar a derrotar Collor de Mello, seu principal rival político.

Diante disto, a expectativa é que o governador tucano ou apoie o candidato de Democratas, Omar Coêlho, ou a vereadora Heloísa Helena (PSOL). O candidato ao governo do PSDB, o vereador por Palmeira dos Índios, Julio Cézar, já anunciou o apoio à psolista.  Vilela ainda avalia o cenário.

De que forma o governador abraçaria uma candidatura e a apoiaria ainda é incerta, mas o tucano pensa em se dedicar em um projeto para derrubar Collor na corrida eleitoral.

Em conversa com este blogueiro, o candidato Omar Coêlho disse que “gostaria de ter o apoio do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB)”.

“Apesar dele não estar com uma boa popularidade, reconheço que seu governo trouxe avanços. Eu não teria problema em defender aquilo que ele acertou, como sempre o critiquei nos erros. Sou assim e não mudarei com a política. Aliás, transparência é algo inerente a mim”, frisou Omar Coêlho.

Omar Coêlho conversou com Vilela na semana passada para discutir a possibilidade de um apoio político nas eleições deste ano. “Ele (o governador) me falou desta vontade de vencer o Collor. É a minha também, mas eu quero vencer a Heloísa Helena também. Aliás, eu sou a única novidade para o Senado”, sentencia o candidato.

Coêlho revelou um pedido que fez ao tucano. “Eu disse ao governador que desse um tempo para observar meu crescimento nas pesquisas antes de optar por alguém. Eu não disputo para ser coadjuvante”. 

Estou no twitter: @lulavilar