Começou a correr pelos bastidores da política alagoana a informação da possibilidade de desistência do deputado federal João Caldas (Solidariedade) na disputa por uma das vagas da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Caldas é candidato a deputado estadual. O filho – o deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade) – disputa uma das cadeiras da Câmara de Deputados. De acordo com os bastidores, Caldas (o pai) deixaria a campanha para concentrar forças na eleição do filho.
Todavia, o próprio João Caldas não só nega a informação, como se mostrou revoltado com o que ele chama de “boatos”. “Isto não existe. Eu não vou desistir. Isto são boatos de quem quer derrubar a minha candidatura para ter um caminho mais fácil, mas não vai conseguir. Eu tenho uma boa base eleitoral e a confiança de uma região do Estado. Como candidato ajudo muito mais na eleição do JHC”, salientou.
“Esta eleição tem sido um absurdo. São fraudes e mais mentiras. Tem tudo para ser uma eleição caríssima com a forma como estão comprando votos pelo interior do Estado de Alagoas. Uma eleição em que querem mandar o que há de pior para a Assembleia e para Brasília. Por isto estes boatos”, ainda coloca.
Caldas – apesar de também já ter sido alvo de denúncias, como a máfia dos sanguessugas – se diz diferente dos demais concorrentes e que a informação de sua suposta desistência seria por ele estar incomodando alguns. O deputado federal não cita nomes, mas em uma eleição proporcional, tende a ser gente de sua coligação.
Em relação a disputa do filho pela Câmara de Deputados, de acordo com Caldas, a ideia é trabalhar uma dobradinha como ocorreu em 2010, quando ele foi candidato a federal e o filho estadual. Ambos terminaram na suplência, mas de circunstância do destino acabaram assumindo os mandatos.
O Solidariedade está na coligação do senador Benedito de Lira (PP), que disputa o governo do Estado de Alagoas. No entanto, o partido parece que não vai apoiar a candidatura de Omar Coêlho (Democratas) ao Senado Federal. JHC já declarou voto a Heloísa Helena (PSOL). Há expectativa que o próprio João Caldas faça o mesmo em breve, diante do fato de Eudócia Caldas – mãe de JHC e esposa de Caldas - ter deixado a suplência de Coêlho.
“Ainda estou avaliando as propostas para o Senado”, diz João Caldas, sem querer se comprometer ainda. Já falei aqui neste blog sobre as discussões que os apoios que Heloísa Helena vem recebendo. Tem gerado burburinhos nos bastidores.
Estou no twitter: @lulavilar