A secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, participou na manhã desta quinta-feira (21), na sala 1 da Procuradoria Geral do Município (PGM), de uma reunião para a elaboração do Plano Estratégico 2014-2016 do município. Na ocasião, estiverem presentes, representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Planejamento e Desenvolvimento, Segurança Comunitária e Cidadnia, Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária e Esporte e Lazer.
O encontro de hoje teve como objetivo alinhar ações e programas a eixos já definidos anteriormente, estabelecendo as prioridades, as ações e a forma como os gestores de cada pasta vão alcançar esses resultados contidos no Plano Estratégico. Os secretários estabeleceram ainda que ações contidas no plano serão monitoradas de forma direta pela gestão municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que conta com oito iniciativas e seis projetos prioritários, faz parte do eixo de desenvolvimento social, proteção e segurança. De acordo com a titular da SMS, Sylvana Medeiros, a implementação da Rede Cegonha, aprimoramento das redes de urgência e emergência, construção, reforma, ampliação e aparelhamento das unidades de saúde foram projetos descritos como prioritários no referido plano.
“A construção de um hospital materno infantil, ampliação da Rede Cegonha serão iniciativas contempladas pelo projeto prioritário de implementação da rede cegonha”, informou Medeiros. Ainda dentro das iniciativas estratégicas, estão a operacionalização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da implantação de um modelo de gestão para elas, atendendo assim ao que foi preconizado no projeto de aprimoramento da rede de urgência e emergência.
Ficou acertado a elaboração do projeto de três UPAs e operacionalização das já existentes. Diversos indicadores irão medir a execução dessas ações, entre eles estão: a quantidade de atendimento na rede de atenção primária, na vigilância em saúde e na rede de atenção à saúde.