Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) discutiram nesta quarta-feira (20), as ações desenvolvidas para melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro mensal faz parte do projeto Saúde, Gestão em Movimento.
O gestor estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas, explicou que o projeto reforça o compromisso com a melhoria e celeridade da assistência à saúde. “O acesso aos serviços do SUS é o foco do projeto que coloca a eficiência administrativa e assistencial como prioridade”, ressaltou o secretário, acrescentando que os encontros são importantes para a integração entre os setores que podem apresentar os desafios encontrados em suas áreas e mostrar os avanços alcançados.
Durante a reunião, o coordenador Setorial de Gestão de Informática, Celyrio Adamastor Barreto, apresentou o novo sistema de acompanhamento de demandas judiciais da saúde. A nova ferramenta foi batizada de JustiSaúde e vai permitir o acompanhamento de ações judiciais recebidas pelo Estado. "O sistema irá auxiliar os gestores a acompanhar o impacto financeiro das ações, a indicação dos prazos legais e a agilização na resolução das demandas", explicou o coordenador.
Ainda na reunião foi discutida a realização do Congresso de Promoção à Saúde, que será realizado nos dias 3 e 4 de setembro. Na ocasião, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, destacou que o congresso irá reunir profissionais de todo o País e tem o objetivo de discutir as doenças crônicas não transmissíveis.