Profissionais de saúde de Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Traipu, Pariconha e Junqueiro participaram de uma capacitação para o Teste do Pezinho, exame realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido para a detecção de várias doenças. O encontro reuniu cerca de 100 enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem dos cinco municípios no Centro de Eventos Sociais de Campo Alegre (Cesca).

A capacitação é uma ação Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, através de sua Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Prefeitura de Campo Alegre. O objetivo é otimizar o processo de coleta do sangue, transporte e encaminhamento do material recolhido, bem como o acompanhamento e tratamento dos casos positivos.

As palestras sobre os diferentes tipos de doenças detectadas por meio do Teste do Pezinho, coleta de material e tratamento foram conduzidas pela bioquímica da Secretaria de Estado da Saúde, Drª Maria de Fátima Cunha; a coordenadora da Saúde da Criança e do Idoso de Limoeiro, Josélia Nunes Simões; e o enfermeiro da Atenção Básica de Campo Alegre, George Leite.

O Teste do Pezinho possibilita a detecção de quatro doenças graves, que se não forem diagnosticadas cedo podem comprometer seriamente o desenvolvimento da criança. São elas, a fenilcetonúria, o hipotireoidismo, a anemia falciforme e a fibrose cística, esta última recém-incluída pelo Ministério da Saúde na relação de exames disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A fenilcetonúria (PKU) é uma doença rara na qual o bebê nasce sem a habilidade de quebrar adequadamente um aminoácido chamado fenilalanina.  Se não for tratada pode causar déficit cognitivo, atraso do desenvolvimento psicomotor, como andar e falar, hiperatividade, convulsões, tremor e microcefalia.

O hipotireoidismo é a deficiência de hormônios produzidos pela glândula tireoide - a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Essa condição provoca fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, diminuição da frequência cardíaca e mixedema, o desenvolvimento de inflamações por todo o corpo.

Já a anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

A fibrose cística, a mais recente, é uma doença na qual as glândulas que fabricam muco, suor e enzimas apresentam um funcionamento anormal, com um teor maior de cloro e sódio, tornando o suor mais salgado e as demais secreções mais espessas e volumosas, obstruindo vários caminhos para um bom funcionamento do corpo, o que pode causar problemas no sistema digestivo e respiratório.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde da Criança e do Adolescente de Limoeiro, Josélia Nunes, todas as Unidades de Saúde de Limoeiro de Anadia estão aptas a realizarem o Teste do Pezinho, que deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido. O atendimento é feito no horário normal de funcionamentos das USBs. O material coletado é encaminhado para análise no Laboratório Especializado em Triagem Neonatal, em Maceió.

Os casos positivos de anemia falciforme e hipotireoidismo podem ser tratados no próprio município. Os demais são encaminhados para a cidade de Arapiraca ou Maceió, de acordo com a gravidade da doença. Os pais são devidamente orientados por profissionais de saúde sobre como proceder em cada caso.