Para articular as ações do programa “Crack, é Possível Vencer”, a secretária adjunta municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suruagy, esteve reunida ontem, com o representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fábio Mota e com o inspetor Rubens Fidélis, com foco no aperfeiçoamento as atividades a ser adotadas em conjunto.
Este ano, o secretário municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Edmilson Cavalcante, passou a coordenar o Comitê Local de Enfrentamento do Crack e outras Drogas, que tem como finalidade prevenir o uso de drogas, incentivar o tratamento e a reinserção social dos usuários, como também, combater o tráfico de crack e outras substâncias ilícitas.
Segundo a secretária Mônica Suruagy, que é membro do Comitê Gestor Municipal do Plano, o encontro teve como objetivo conhecer o andamento das atividades para delinear um calendário de reuniões com as demais secretarias envolvidas no programa, visando retomar as atividades. “A nossa previsão é que no próximo mês nós já estaremos com o comitê devidamente reintegrado e com as ações operacionalizadas, pois cada secretaria integrada ao programa, já vem desenvolvendo ações individualmente”, disse Suruagy.
Crack, é possível vencer
O programa “Crack, é Possível Vencer”, que foi lançado pelo Governo Federal no final de 2011, é coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.