A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (14), o IV Seminário Estadual do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). Destinado a gestores e técnicos de saúde, o evento inicia às 8h30, no auditório do Hotel Enseada, na Pajuçara.
Com iniciativa do Fundo Estadual de Saúde (FES), o seminário tem o objetivo de esclarecer sobre o sistema que disponibiliza informações sobre despesas em saúde. O sistema funciona como instrumento para acompanhar o cumprimento da lei que determina a aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de saúde.
Segundo o coordenador do FES/AL, Juarez Ferreira, a consolidação das informações sobre gastos em saúde é um avanço. “A iniciativa vem proporcionar a toda a população o conhecimento sobre quanto cada unidade político-administrativa tem aplicado na área”, esclareceu ele.
Programação
O programa do seminário é formado por uma série de palestras. ‘O financiamento e gasto em saúde’ será abordado por José Eudes Barbosa, coordenador substituto do Siops do Ministério da Saúde; o ‘Siops e as inovações pós LC 141’ é o tema que será ministrado pela assessora do Conasems, Blenda Leite; e ‘Siops e suas implicações legais’ será a palestra proferida por José Eudes Barbosa.
Siops
É um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi institucionalizado no âmbito do Ministério da Saúde e atualmente o Siops é coordenado pela Área de Economia da Saúde e Desenvolvimento - AESD, da Secretaria Executiva.