O grupo de humor Os Desenrolados – que estreou em um canal de Youtube com foco em pegadinhas e situação bem humorada – trouxe ao ar uma crítica irônica relacionada aos últimos casos envolvendo a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. O canal mostra o descrédito da Casa de Tavares Bastos.
Desde 2007 que o parlamento estadual vivencia momentos de turbulências. Naquele ano, a Casa foi alvo da Operação Taturana, que apontou 16 deputados estaduais envolvidos em esquemas de corrupção que – conforme investigações da Polícia Federal – teriam desviado mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos.
Detalhe: grande parte dos envolvidos conseguiram se reeleger no ano de 2010. Não bastasse isto, alguns dos suspeitos ainda tiveram sorte de ocupar vaga no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e até mandato de deputado federal. Mas, nem só de escândalos de malversação de recursos vive o parlamento estadual. Alguns de seus membros já foram apontados em envolvimento de crimes de mando.
Na atual legislatura, novos problemas. O deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade), ao revelar a movimentação financeira da Casa de Tavares Bastos, levantou suspeitas sobre mais malversação de recursos, funcionários fantasmas, e até mesmo uma “lista de ouro” de agraciados que chegaram a receber mais de 100 repasses em um ano.
Há suspeitas – inclusive – de comissionados que serviam de laranjas de deputados estaduais, repassando parte de seus salários para os detentores de mandato. O caso ainda vem sendo investigado – desde que foi denunciado por JHC – pelo Ministério Público Estadual.
Diante de tantos problemas, Os Desenrolados criaram o personagem Pastor Sifrão – que é interpretado pelo ator e jornalista Fábio Atual, também roteirista do casa. Sifrão diz que a Casa de Tavares Bastos sofre com “macumba” diante de tantas supostas falcatruas e cria uma série de produtos que poderiam mudar os destinos do parlamento estadual. A crítica de Atual mostra a veia que Os Desenrolados deve apresentar ao falar da política alagoana. Outros vídeos com a mesma temática devem surgir. Muitas vezes, uma área cheia de “piadas prontas”.
“Com certeza, irmãos, tem uma macumba feita nesta Casa (...). Os pastores vão limpar esta Casa da corja desta Assembleia Legislativa”, detona o pastor Sifrão, ao oferecer até “cabide abençoado” para purificar os paletós de nossos nobres heróis parlamentares.
Estou no twitter: @lulavilar