De acordo com informações dos bastidores políticos, o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) não vai seguir com o “ninho tucano”. Ele fará parte das aves que estão em debandada no processo eleitoral.

Rui Palmeira hipotecará apoio – oficialmente, inclusive! – ao senador e candidato ao governo do Estado de Alagoas, Benedito de Lira (PP). Palmeira se fez presente na convenção que lançou o ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares (PSDB), ao governo do Estado de Alagoas.

No entanto, não havia se engajado na campanha, como já era notado. Com a desistência de Tavares da candidatura, Rui Palmeira aproveita a “base liberada” para externar o que já era – segundo bastidores – um sentimento desde o início.

O prefeito de Maceió chegou a defender que o senador Benedito de Lira fosse escolhido como candidato palaciano em uma aliança com o PSDB. O que não ocorreu. Agora, o candidato tucano é o vereador por Palmeira dos Índios, Júlio Cézar. Este não contará com o apoio de Palmeira.

Júlio Cézar – por sinal – vai marchar sem o apoio de muita gente do partido e com a missão de defender o governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB). O tucano de Palmeira dos Índios assumiu a árdua tarefa porque também possui projetos a longo prazo: se eleger prefeito da cidade onde exerce a vereança.

Retornando a Rui Palmeira, o chefe do Executivo da capital alagoana deve participar de um evento de campanha do senador Benedito de Lira.  O tucano fechou acordo para estar na caminhada do pepista no próximo dia 9. Será uma caminhada no bairro da Santa Lúcia às 15h30.

É o segundo tucano a voar para o ninho pepista. O primeiro foi o ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman (PSDB).  Fidelidade não tem sido o forte do PSDB que encerra o governo estadual da forma mais melancólica que poderia. 

Por sinal, o governador Teotonio Vilela Filho deve ter tido uma inspiração shakespeariana ao começar a construir a tragédia do próprio partido.  O PSDB terá uma árdua tarefa para o pós-eleição – anotem! – remontar a sigla ou sofrer uma “oficial debandada” conforme  o resultado do pleito.

Estou no twitter: @lulavilar