Apesar de se encontrar em um campo político diferente – o Solidariedade faz parte da coligação encabeçada pelo senador e candidato ao governo Benedito de Lira (PP) – o deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade), se posicionou em relação à desistência do candidato ao governo tucano Eduardo Tavares.

João Henrique Caldas, que disputa – nas eleições deste ano – uma das vagas da Câmara de Deputados, avaliou a desistência de Tavares como uma “perda para o debate político”. Agora, a tendência – na avaliação de cientistas políticos, com base nos números das mais recentes pesquisas – é que a eleição se defina no primeiro turno.

Será? Vale lembrar que existem outros nomes no jogo, além do deputado federal Renan Filho (PMDB) e do senador Benedito de Lira.

Os tucanos devem apresentar um novo nome para disputar o governo, mas terão pouco tempo para construir uma candidatura. Logo, passa a ser uma aposta totalmente incerta.

“Eduardo Tavares dá provas à sociedade alagoana do homem de bem que é. Avesso aos descaminhos pelos quais passam alguns setores da política alagoana, independente para se posicionar de maneira firme diante dos absurdos que não aceita, e sobretudo, honesto com os seus princípios”, frisou.

Caldas ainda vai além nos elogios. Na visão dele, Tavares teria dado uma aula de maturidade e consciência dos princípios republicanos. “Alagoas precisa sim de homens de valor como Eduardo Tavares, mas o preço a se pagar para alcançar um cargo de governador não pode se opor às convicções de alguém que tem na conduta ilibada no Ministério Público Estadual a sua marca, e mais uma vez optou pelo melhor caminho”.

“A sociedade lamenta a desistência de um candidato que, com certeza, enriqueceria o debate e traria propostas sérias à luz da campanha, mas, ao mesmo tempo, se sente orgulhosa por ter de volta o brilhante defensor dos interesses da sociedade no MPE”, ressalta ainda. 

Estou no twitter: @lulavilar