Retirado do pleito após ter acreditado na promessa de que seria o candidato tucano ao governo do Estado de Alagoas, o ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman (PSDB) fez uma breve consideração sobre a desistência do ex-postulante ao cargo de governador, Eduardo Tavares (PSDB).
Para o ex-titular da pasta de Infraestrutura, com a saída de Tavares “perde o PSDB e perdem os eleitores de Alagoas”. De acordo com informações de bastidores, desde que foi retirado do jogo eleitoral, Fireman se afastou do partido, mas permaneceu no “ninho tucano”.
Para quem acompanhou a história, Fireman saiu do governo na primeira reforma administrativa do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) com o foco nas eleições deste ano. Vilela incialmente anunciou que não seria candidato ao Senado Federal e – na sequência – exonerou seis candidatos que poderiam disputar eleições.
Entre estes nomes, estavam Fireman e o ex-titular do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luis Otávio Gomes, o LOG. Por sinal, Fireman e LOG – o que era visível nas entrelinhas da imprensa – sempre estiveram em campos opostos dentro do “ninho tucano”. O ex-secretário de Infraestrutura abraçou a ideia de ser candidato ao governo, mas perdeu espaço no jogo político. Eduardo Tavares foi “ungido” por Teotonio Vilela Filho.
Na época, o ex-secretário afirmou ter entendido a decisão sem mágoas. Agora, diante da desistência foi sucinto e direto ao falar do caso nas redes sociais: “recebi com surpresa a renúncia de Eduardo Tavares da candidatura ao governo. Eduardo é um homem de bem e com sua ausência no pleito perde o PSDB e perdem os eleitores de Alagoas”.
A saída de Tavares pode tornar o fim do governo de Vilela ainda mais melancólico, com as secretarias trabalhando em função de outras candidaturas, travando alguns projetos governamentais na reta final da gestão. Um problema para o qual Vilela tem que estar preparado, mesmo sabendo que – a esta altura do campeonato – o cafezinho em sua mesa já deve chegar frio.
Resta saber os rumos do PSDB.
Estou no twitter: @lulavilar