De acordo com informações de bastidores, a desistência do candidato Jeferson Piones (PRTB) da disputa pelo governo do Estado de Alagoas se dá por estratégia para que os candidatos proporcionais não sofram por infidelidade partidária, uma vez que Piones não possui o apoio dos postulantes aos cargos de deputado estadual e federal.

Os candidatos proporcionais do PRTB estão distribuídos apoiando outras majoritárias e devem subir nos palanques destas. Um exemplo é o deputado estadual Antônio Albuquerque (PRTB), que busca a reeleição. Albuquerque apoia o senador e candidato ao governo Benedito de Lira (PP).

Há ainda uma discussão em relação ao ex-prefeito e candidato a deputado federal Cícero Almeida (PRTB) que está liberado para apoiar quem bem entender. Conversei com o dirigente partidário Adeílson Bezerra sobre o assunto. Conforme ele, o apoio dos proporcionais a outros candidatos majoritários é apenas uma “via de consequência”.

“Não é verdade que foi o motivo principal da desistência. O Jeferson Piones deixou a disputa por uma questão pessoal. Ele não se sentiu preparado, pois tinha uns projetos pessoais em andamento. Tanto é assim que o partido discute uma substituição. Temos dois dias para isto”, colocou.

Adeílson Bezerra também falou sobre a questão da ausência de apoios dos candidatos do partido à majoritária do PRTB. De acordo com ele, isto não gera pontos de conflito.

“O PRTB já havia liberado todo mundo via resolução. Não teria esta questão da infidelidade. No partido, todo mundo apoia abertamente quem quiser. O Piones é que iria para a majoritária para defender as bandeiras do partido. Na minha visão, precisamos do candidato por precisarmos – estrategicamente – destes 54 segundos de tempo de televisão no guia das majoritárias. Se não tivermos candidato, teremos apenas o tempo de televisão das proporcionais. Isto prejudica. Estou indo discutir com Cícero Almeida este assunto”, colocou.

A estratégia era utilizar o tempo de televisão para promover algumas candidaturas como a do próprio Cícero Almeida, com este aparecendo como “garoto propaganda” da majoritária. Adeílson Bezerra e Cícero Almeida se reúnem agora pela manhã para discutir a melhor estratégia diante da novidade. O que surpreende é que – segundo bastidores – esta pode não ser a única desistência do pleito de 2014.

Estou no twitter: @lulavilar