O “ninho tucano” pode ser palco de uma disputa interna por uma das cadeiras da Câmara de Deputados. O partido – que tem Eduardo Tavares (PSDB) como candidato ao governo do Estado de Alagoas – possui apenas uma única sigla aliada no pleito: o PRB. Isto resulta em pouco tempo de televisão e dificuldade de ir para além do cociente eleitoral na disputa pelo mandato de deputado federal.
Outro ponto que atrapalha ainda mais é que o foco do PRB é a eleição proporcional do ex-vereador Galba Novaes à Casa de Tavares Bastos.
Não é segredo para ninguém que o candidato preferencial dos tucanos nesta disputa é ex-secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela. O projeto é de longa data dentro do PSDB e praticamente uma das prioridades do partido. Todavia, uma eleição difícil.
Pedro Vilela se prepara para ter uma boa votação e – ainda assim – contar com a ajuda dos demais candidatos à Câmara da chapa para a formação do cociente.
Rogério Teófilo – que também disputa o mandato de deputado federal – é visto como alguém que pode ajudar neste processo, auxiliando na soma de votos. Porém, Teófilo pode também não ser apenas uma escada para Pedro Vilela. O tucano do Agreste entra no pleito para valer e “correr trecho” apostando em seu reduto eleitoral: o município de Arapiraca.
Se o PSDB só tiver pernas para eleger apenas um deputado federal, eis a disputa interna no cenário. Rogério Teófilo versus Pedro Vilela: uma disputa que chama a atenção dentro do ninho tucano. Será que o candidato arapiraquense entra empolgado na eleição? Vale lembrar que ele tem um monte forte: unir o reduto em torno do sentimento de Arapiraca voltar a ter representatividade na Câmara de Deputados.
Este sentimento era a aposta de Luciano Barbosa (PMDB) – ex-prefeito de Arapiraca – quando era pré-candidato á Câmara. Barbosa hoje é o vice do deputado federal Renan Filho (PMDB) na disputa pelo governo do Estado de Alagoas. Deixou o campo aberto. Ficou o vácuo.
Estou no twitter: @lulavilar