A auditoria nas clínicas de internação voluntárias conveniadas com a a Secretaria Municipal de Sáude (SMS) é uma necessidade para saber como estão sendo feitas as internações, além das práticas terapêuticas oferecidas que são oferecidas aos pacientes por essas unidades.
“Precisamos elencar as clínicas existentes, e auditá-las, pois sabemos que muitas delas adotam práticas corretas, mas em outras precisamos dirimir algumas dúvidas, por isso é necessário a realização desse trabalho. Algumas clínicas sequer possuem o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)”, ressaltou a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Tereza Vital.
O CNES é a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente. Propicia ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, em todos os níveis de governo, bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.
Tereza Vital infromou que algumas dessas clínicas já visitadas estão recebendo pacientes, assim como o Centro de Atenção Psicossocial de Atenção a Álcool e Drogas ( Capsad 24h Eveldo Moreira), o Hospital Ib Gatto Flacão, em Rio largo, e outros Caps que estão sendo adaptados para supri provisoriamente a demanda enquanto não é regularizada a situação de todas as clínicas.
A coordenadora informou ainda que a Secretaria está arcando com problemas que não é apenas de responsabilidade da SMS. Segundo ela, algumas pessoas estão sendo internadas nessas clínicas por ameaça de morte. “Já é uma situação que extrapola nossa alçada”, cometou, acrescentando que o Capaad Everaldo Moreira, já realiza todas as quintas-feiras, às 6h da manhã, reuniões com familiares de usuários.
Após a realização das auditorias Tereza explicou ainda que será elaborado um edital de credenciamento das clínicas de internação voluntária, onde constarão requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) dentro do que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).