O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) divulgou, nesta semana, as estatísticas referente ao funcionamento do serviço entre os meses de janeiro e junho. De acordo com os dados, foram registrados cerca de 15 casos positivos de HIV e 12 de sífilis, números considerados altos na avaliação da coordenadora Socorro Pessoa.
Segundo a profissional, as campanhas realizadas nos meios de comunicação, em hospitais e postos de saúde, e o acesso que à população têm aos preservativos distribuídos gratuitamente deveriam resultar na diminuição dos casos, mas esses números são alarmantes e indicam o contrário.
Os serviços do CTA para a testagem rápida de sífilis e HIV têm tempo de espera de um a dois dias para o resultado. Já para as hepatites B e C, o tempo de espera um pouco maior, de 30 dias. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, e qualquer pessoa pode fazer os testes de forma anônima, passando por uma entrevista inicial antes de ser encaminhado para a execução do exame.
Segundo a coordenadora do Centro, em caso de resultado negativo, o serviço marca um retorno do paciente em 30 dias para que seja feito um novo exame com objetivo de descartar o resultado falso negativo. Já em caso de resultado positivo, o retorno é mais rápido e serve para orientação de prevenção e encaminhamento de cuidados específicos.