O deputado federal João Caldas (Solidariedade) disputará – ao menos seu nome consta na ata da convenção do partido! – uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

Caldas avalia que são boas as chances já que o Solidariedade integra o bloco de partidos que dá sustentação à candidatura do senador Benedito de Lira (PP) ao governo do Estado de Alagoas.

O parlamentar chegou a cogitar a disputa pelo Senado dentro da coligação, que optou – depois das discussões internas – pelo nome de Omar Coêlho.

De acordo com o deputado estadual João Henrique Caldas (JHC),  a coligação foi o melhor caminho para o Solidariedade. Além de Caldas – na disputa pelo mandato de estadual – o próprio João Henrique Caldas disputará o mandato de deputado federal e Eudócia Caldas – mãe e esposa de João Caldas – será a suplente de senador na chapa. 

O Senado Federal – como já dito - é disputado por Omar Coelho (Democratas).

O Solidariedade emplacou a família Caldas no processo eleitoral de 2014.

Entretanto, a prioridade da sigla é a eleição de JHC para a Câmara de Deputados. Os cálculos apontam para a possível eleição de três deputados federais pela coligação. Os mais cotados são Arthur Lira (PP) e Maurício Quintella (PR) – que já possuem mandatos – e o deputado estadual João Henrique Caldas.

JHC e João Caldas reeditam a tentativa de dobradinha que foi feita em 2010, só que por partidos diferentes. Na época, Caldas foi candidato a federal e JHC disputou o mandato da Casa de Tavares Bastos.  Naquele período, João Caldas era um tucano. De lá para cá, passou pelo PEN e terminou no Solidariedade.

João Henrique Caldas chegou ao parlamento estadual pelo PTN. Destacou-se denunciado nos desmandos na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Denunciou supostos desvios de verbas e o escândalo do pagamento de gratificações a possíveis funcionários fantasmas.

O caso teve repercussão nacional. Esta será uma das bandeiras de JHC na disputa por uma das cadeiras da Câmara de Deputados. 

Estou no twitter: @lulavilar