Ao fechar o acordo com o Solidariedade, além de abrir espaço para a eleição do deputado estadual João Henrique Caldas (Solidariedade) à Câmara de Deputados, a coligação encabeçada pelo senador Benedito de Lira (PP) – que é candidato ao governo – também contemplou a ex-prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas (mãe de João Henrique Caldas e esposa do deputado federal João Caldas).

De acordo com a nota do partido, informando o registro das atas, Eudócia Caldas será suplente do candidato ao Senado Federal, Omar Coêlho. Além dela, ocupará a segunda suplência, Augusto Galvão (Democratas).

O Solidariedade chegou a disputar a indicação para concorrer ao Senado Federal. O deputado federal João Caldas demonstrou – logo no início – interesse pela vaga.

Ele chegou a receber o convite da chapa tucana de Eduardo Tavares, mas não se bateu o martelo. A questão prioritária do Solidariedade é a eleição de João Henrique Caldas para a Câmara de Deputados.

Razão pela qual, o Solidariedade também não foi além nas ocupações de espaço dentro da coligação encabeçada pelo PP.  As condições objetivas da coligação – conforme bastidores – fazem com que os partidos aliados acreditem que a chapa pode eleger três deputados federais. Os mais cotados são Arthur Lira (PP) e Maurício Quintella (PR) – que partem para a reeleição – e o deputado estadual João Henrique Caldas.

A coligação – entretanto – apresentará 27 nomes que disputarão as vagas de deputado em Brasília. Alagoas tem direito a 9 representantes. Na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, a chapa encabeçada por Lira terá 81 postulantes. Se não houver novidades até o meio-dia, com alguém rasurando a ata, o Solidariedade definiu o seu rumo nas eleições de 2014.

Estou no twitter: @lulavilar