De acordo com informações de bastidores, o cientista político Eduardo Magalhães (PSDB) é o nome a ser apresentado pelos tucanos para o Senado Federal completando a chapa majoritária, que é encabeçada pelo ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares.
Os tucanos partem para uma composição majoritária puro-sangue com Eduardo Tavares disputando o governo, o deputado estadual Gilvan Barros como vice e Magalhães como candidato ao Senado Federal.
A assessoria de imprensa do PSDB confirma a informação. Diz apenas que a chapa será apresentada de forma completa por meio da entrega da ata que deve acontecer às 19 horas no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Os tucanos esperaram pelo prazo limite.
Em todo caso, há – conforme bastidores – um compromisso do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) em direcionar a campanha contra o senador Fernando Collor de Mello (PTB), seu rival político. Vilela deve se empenhar em derrotar Collor, conforme um dos nomes próximos ao próprio governador.
Magalhães não tem densidade eleitoral assim como Eduardo Tavares. Outra surpresa do pleito.
Eduardo Magalhães é um dos nomes históricos do “ninho tucano”. O PSDB entra no pleito eleitoral de 2014 tendo apenas o PRB como aliado. O principal nome do PRB é o ex-vereador Galba Novaes, que parte para disputar o mandato de deputado estadual. A sigla – entretanto – não apresenta, como se pode perceber, nomes na majoritária.
Portanto, resumindo, o PSDB deve ir para o pleito majoritário com os tucanos Eduardo Tavares (governo), Gilvan Barros (vice) e Eduardo Magalhães (senado). Agora é esperar pela ata no cartório.
Estou no twitter: @lulavilar