O advogado eleitoral Adriano Soares – referência nesta área do Direito em todo o país – assumiu o compromisso público com a assessoria jurídica da candidatura da vereadora Heloísa Helena (PSOL) ao Senado Federal.
Mais que isto, Soares mostrou sua disposição em recente pronunciamento em redes sociais. Destacou – em outras palavras – que vai partir para a guerra contra os supostos laranjas que sejam colocados no pleito para tentar destruir a candidatura de Heloísa Helena.
O advogado eleitoral afirmou que ela sofreu com ataques de candidatos laranjas na eleição passada. Quem seriam estes? Quem financiava?
Na disputa anterior pela cadeira do Senado, Heloísa Helena (PSOL) teve um embate duríssimo com o senador Benedito de Lira (PP), em 2010, inclusive envolvendo um personagem que terminou folclórico na política alagoana: O Cabeça. O pepista fez uma campanha dura, ferrenha, apesar de “bem-humorada”. Lira abandonou os argumentos e investiu em uma dança de forró.
O outro embate foi com Idelfonso Lacerda (PRTB), que chegou a questionar a candidatura de Heloísa Helena, mas o tiro saiu pela culatra. Lacerda foi processado por litigância de má-fé.
Agora, em 2014, Heloísa Helena terá dois rivais fortes – ao que tudo indica - que são o senador Fernando Collor de Mello (PTB) e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Omar Coêlho (Democratas). Estas candidaturas são para valer.
Mas é de repetir a pergunta: onde estariam os laranjas? Quem os financiará? Os laranjas da eleição são sempre um tema controverso que acaba gerando olhares “tortos” para algumas siglas menores. Adriano Soares destaca: “da laranja, laranjada. Heloísa Helena sofreu com ataques de candidatos laranjas na eleição passada. Fizeram um jogo bruto, buscando demonizá-la. Nessa eleição, fala-se sobre candidatos-laranjas ao Senado com essa mesma finalidade. Não permitiremos. E vamos pedir a cessação da candidatura beneficiada”.
E continua: “assumo publicamente, mais uma vez, o meu total e incondicional apoio à candidatura de Heloísa. Ela vai ter uma assistência jurídica compromissada com o melhor para o Brasil e para Alagoas. E vamos jogar no ataque, impedindo qualquer torpeza. Advogados que doarão o seu trabalho sem nada receber. À luta”.
Estou no twitter: @lulavilar