O pequeno PTN deixou a frente de oposição liderada pelo deputado federal e candidato ao governo do Estado de Alagoas, Renan Filho (PMDB). De acordo com o presidente da sigla, Ademir Cabral, o partido parte para uma candidatura puro-sangue.
A agremiação realiza a convenção partidária neste domingo e já apresenta – ainda conforme Cabral – as candidaturas ao governo do Estado de Alagoas e ao Senado Federal. Para disputar a principal cadeira do Palácio República dos Palmares, o PTN escalou o vereador por Santa Luzia do Norte, Luciano Balbino.
Na disputa pelo Senado Federal, quem entra no páreo é o advogado Marcos Aguiar. As candidaturas são vistas, nos bastidores políticos, com ressalvas, mas Cabral ressalta que faz parte de um projeto nacional do PTN na busca por ocupação de espaço político.
“Fui chamado pela direção nacional e recebi o convite para assumir a legenda em Alagoas e achamos que podemos colocar estes nomes no pleito com o objetivo de discutir também os problemas do Estado, que são muitos”, colocou. O PTN chegou a ser anunciado como um dos nomes da frente de oposição liderada por Calheiros.
Logo em seguida, ainda nos bastidores, surgiu a informação de que o partido deixaria o grupo para se aliar ao PRTB com foco nas candidaturas proporcionais. O blog falou sobre esta questão. O PRTB também era da frente, mas foi “depurado” em função de alguns filiados estarem respondendo processos judiciais e “pesarem” no palanque.
O PRTB – por enquanto – segue só na disputa pelas proporcionais: deputado estadual e federal. O PTN optou – segundo Cabral – pela majoritária, ainda que sozinho. Ademir Cabral diz que as candidaturas são para valer. “O PTN decidiu marcar esta presença no pleito, inclusive teremos também candidatos a deputado estadual e federal”.
Que discurso adotará o vereador Luciano Balbino? Aguardemos a campanha ir às ruas. Outro partido pequeno que também pode “surpreender” com uma majoritária é o PEN. De acordo com informações de bastidores, a sigla também discute sua situação neste domingo e pode colocar o “oitavo passageiro” neste pleito.
Por enquanto, são candidatos Renan Filho (PMDB), Benedito de Lira (PP), Mário Agra (PSOL), Golbery Lessa (PCB), Eduardo Tavares (PSDB), Joatas Albuquerque (PTC) e Luciano Balbino (PTN). As candidaturas devem ser oficializadas até segunda-feira, dia 30.
Estou no twitter: @lulavilar