Os Testes do pezinho, orelhinha e olhinho, exames que servem para verificar se a saúde do Recém-nascido (RN) está perfeita são oferecidos em Maceió nas unidades de saúde e em clínicas conveniadas. A Coordenação de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu para essas unidades e maternidades conveniadas, o fluxograma de todos os serviços voltados à criança, orientando onde os mesmos estão disponibilizados.
A enfermeira Alda Tenório, coordenadora de Saúde da Criança da SMS explica que ao receber a alta da maternidade, o pediatra entrega à mãe o receituário solicitando a realização dos respectivos testes. “O pediatra ou o próprio obstetra fornece esse receituário, orientando a mãe a procurar uma unidade de saúde próxima de sua residência para a realização desses exames e também para a aplicação das primeiras vacinas (BCG e a 1ª dose da Hepatite B)”.
É na unidade de saúde que a mãe ou um (a) procurador (a) da mesma, deve comparecer com cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento do bebê, e o RG e comprovante de residência da parturiente. Com esses dados já é liberado o cartão SUS do RN e também é feita a marcação dos testes através do Central de Regulação de Serviços da Saúde (Cora).
A mãe ou o (a) procurador (a) da mesma sai da unidade com o dia e a hora marcados para realizar os testes do pezinho, orelhinha e olhinho, exames que ajudam a verificar a presença de doenças graves congênitas e ainda a má-formação que podem prejudicar a vida da criança e futuro adulto.
Teste do Pezinho
Atualmente, segundo Alda Tenório, a maioria das maternidades já faz o exame, e a parturiente já sai com o resultado do seu bebê. Além disso, o teste pode ser realizado no Hospital Universitário (HU), ou no Serviço de Referência e Triagem Neonatal, na Jatiúca (3327-2399).
O exame é simples e deve ser realizado nos primeiros dias de vida do bebê. Basta um pequeno corte no calcanhar e detecta se a criança é portadora de fenilcetonúria (doença caracterizada pela falta da enzima que metaboliza o aminoácido fenilalanina, presente em vários alimentos, e que pode causar lesões irreversíveis no sistema nervoso central).
Além disso, o teste é capaz de saber se a criança sofre de hipotireoidismo congênito ou se tem anemia falciforme (tendência das células vermelhas do sangue alterar seu formato sob certas condições, o que pode provocar dificuldades de oxigenação e circulação), ou ainda se sofre de fibrose sística (deficiência na síntese de proteínas, o que dificulta a absorção de alimentos e causa infecções respiratórias).
Teste da orelhinha
Nesse exame, o especialista pode detectar possíveis deficiências auditivas. Em Maceió esse teste pode ser feito na Pestalozzi, Lar São Francisco de Assis, Centro Oftalmo e Otorrino de Maceió e no Bloco “L” do PAM Salgadinho. Em todos esses locais a marcação é feita pelo Cora. No caso da mãe ter dado à luz na Casa Maternal Denilma Bulhões, o exame é feito lá mesmo.
Teste do Olhinho
Possibilita detectar quais reflexos o bebê apresenta quando tem sua visão estimulada. A partir disso, pode ser detectado algum problema congênito ocular. A maior parte desses problemas, quando detectados a tempo, tem correção.
Se não tratados logo, alguns desses problemas podem causar cegueira. O teste deve ser realizado nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Em Maceió é feito em duas unidades conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS); Instituto de Olhos de Maceió (IOM) e pelo Centro de Reabilitação Visual (Cervi).
Saúde da Criança
A Coordenação de Saúde da Criança é formada por uma equipe preparada para atender a recém-nascidos, crianças e gestantes de forma a operacionalizar a política de atenção à saúde dessa população, garantindo o acesso integral aos programas e serviços. As ações contempladas por este serviço são vacinação, aleitamento materno, triagem neonatal e informações nutricionais para as crianças e gestantes.
Mais informações na Coordenação de Saúde da Criança da SMS – 3315-4103.