O Hospital Universitário abrirá, em julho, as inscrições para o novo grupo do Programa de Controle de Tabagismo, uma iniciativa multidisciplinar que auxilia fumantes a largar o vício. De acordo com a coordenadora do programa, a pneumologista Seli Almeida, serão ofertadas 60 vagas e os participantes terão acesso a atividades cujo objetivo é incentivar a troca de comportamentos que estimulam o vício por hábitos saudáveis e que ajudam na cessação do tabagismo.
O prazo de inscrição é de 1º a 4 de julho, na recepção do Cacon (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) do hospital. Seli Almeida informa que, após o período de inscrição, o fumante é agendado para uma entrevista, que ocorrerá no período da manhã entre 7 e 18 de julho, e em seguida, convidado a participar do primeiro encontro geral, onde ele é informado sobre o funcionamento do programa.
A adoção des hábitos é estimulada no fumante através de um trabalho cognitivo-comportamental, realizado pelos profissionais, onde se destacam reuniões com pacientes para troca de experiências; e pela distribuição de medicamentos àquelas pessoas que não conseguem deixar de fumar sem este suporte.
Este ano, o número de vagas foi reduzido em função dos problemas técnicos que o programa está vivenciando em nível nacional, como a distribuição irregular de medicamentos, e também porque o Ministério da Saúde começa a fazer uma reestruturação para implantar o programa nas unidades de atendimento básico de saúde.
No Hospital Universitário, o Programa de Controle do Tabagismo tem como diferencial o trabalho voltado às gestantes e parturientes internadas na maternidade. A médica neonatologista Ana Maria Cavalcante Melo faz o trabalho de conscientização sobre os problemas que o tabagismo provoca, especialmente nos bebês. As pacientes recebem orientações e estímulo para largar o tabagismo, além do suporte dos profissionais e exames, quando necessário.