O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade de Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas como meningite, dengue hemorrágica, varicela, tuberculose com HIV, hepatites, leptospirose, entre outras mais, comunica à população alagoana que não é papel do HEHA liberar medicação para tratamento de tuberculose. Os remédios que temos para tratar a doença são usados apenas para nossos pacientes internados que estão com tuberculose como doença oportunista do HIV.
Quem distribui tal medicação são os ambulatórios da rede básica de assistência à saúde, que fazem o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com tuberculose em Alagoas. Segundo informações colhidas, o medicamento está em falta no Brasil, devendo chegar em poucos dias, regularizando o atendimento dos pacientes alagoanos.
A Direção Geral do Hospital Helvio Auto explica que jamais se nega a tratar o paciente quando este é portador de alguma doença infectocontagiosa. O hospital reforça, também, que o fato de não liberar/emprestar a medicação contra tuberculose, porque não é sua função, deixaria seus pacientes internados com a possibilidade de os mesmos ficarem sem a medicação.