Com peças produzidas à base de material reciclável, que mais parecem esculturas em ferro, o artista plástico de Limoeiro de Anadia, Jackson Lima, leva todo seu talento à exposição Gente Nossa, o Melhor da Tradição Junina, em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, no Farol, e no Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.

Organizada pelo Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), a exposição retrata a cultura popular alagoana, em especial as tradições juninas. Estão sendo expostos trabalhos em cordel, música, dança e artes visuais, numa mistura que muito bem representa a pluralidade cultural do nosso Estado.

A arte de Jackson Lima pode ser conferida até o dia 30 de junho, no Maceió Shopping, onde foram instalados painéis com fotografias e cartazes das obras de cada artista participante. No Espaço Cultural Linda Mascarenhas, a mostra segue até o dia 18 de julho, com a exposição propriamente dita, em horário comercial. A entrada é gratuita.

Além das peças de Jackson Lima, a Exposição Gente Nossa reúne trabalhos de Arlindo Monteiro e suas miniaturas feitas em palito de fósforo; as “Cabeças”, de Dona Irinéia e seu esposo Antônio Nunes, da comunidade Muquém, em União dos Palmares; a arte dos discípulos de João das Alagoas, de Capela; os utilitários de Dona Marinalva; a arte em madeira de Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa, e de André da Marinheira, filho de Manuel da Marinheira, de Boca da Mata; a escultura de João Boneco, saída dos folhetos de cordel, do cordelista e artista plástico Cristiano Krisko; e ainda telas dos artistas plásticos Lula Nogueira, Ricardo Nascimento, Tanya Maia de Pedrosa, Pedro Cabral, Persivaldo Figueirôa, Achiles Escobar e Everton Prado.

Paralelo à exposição do IZP, Jackson Lima participa ainda do projeto Artesanato nos Jogos da Copa do Mundo 2014 – Vitrines Culturais, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com o objetivo de divulgar o artesanato tradicional e popular que represente a diversidade cultural brasileira.

Jackson Pereira Lima foi um dos artistas brasileiros classificados para expor seu trabalho em cidades-sede dos jogos do Mundial, de 12 de junho a 13 de julho, em espaços culturais nas cidades-sede de Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. O artista se classificou com a peça Maria Bonita, personagem famosa da cultura nordestina e também muito cultuada, principalmente entre os sertanejos.

De 2 a 12 de julho, ele participa da XV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte 2014), em Olinda/PE, e de julho a dezembro, da Mostra do Artesanato Brasileiro no Navio Escola “Brasil”, durante a XXVIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas. A mostra, organizada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, em parceria com a Marinha do Brasil, irá percorrer 18 países, além de diversas cidades brasileiras.

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia é uma grande incentivadora do trabalho de Jackson Lima e garante todo o apoio logístico à participação do artista em feiras e exposições não só em Alagoas como em outros estados.