O PRTB abriu portas para mais gente do que deveria e hoje tem sérios problemas para administrar disputas internas. É o que informa alguém de dentro do partido, diante dos acordos que foram feitos para receber todos os que lá hoje figuram.
O partido ficou tão pesado que foi “expurgado” da frente de oposição que é liderada pelo senador Renan Calheiros (PMDB) e que tem como pré-candidato ao governo, o deputado federal Renan Filho (PMDB). São muitos políticos cuja ficha não agrada muito. Quem buscar as matérias mais recentes, vai confirmar.
Sozinho no pleito, o PRTB enfrentará - na briga pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas - uma ferrenha disputa interna entre seus candidatos. Uma delas - segundo os bastidores políticos - é entre o Jairzinho Lira e o deputado estadual Antônio Albuquerque.
O fato é que os candidatos proporcionais do PRTB sabem que possuem dois caminhos: ou se elegem, ou servem de escada para que outros se elejam. Um dilema que marcará toda a campanha em função do cociente eleitoral.
O dirigente que comanda a legenda, Adeílson Bezerra, acredita que todo mundo consegue seu lugar ao sol diante da forma como o partido se preparou. Será? Há quem aposte que tem pré-candidato que vai acabar comprando gato por lebre.
O caso do prefeito Cícero Almeida (PRTB), por exemplo, remete a reflexões. Ninguém duvida de que Almeida terá uma votação expressiva em função de sua meteórica e recente carreira política. Todavia, Almeida se elege como sendo o principal nome do partido? O PRTB trabalha numa escada para Almeida que conta com uma série de nomes.
Pode ser que este grupo - ao atingir o cociente eleitoral de aproximadamente 200 mil votos (mantida a decisão do TSE) - só consiga eleger um deputado federal. Sendo assim, como fica a situação de Val Amélio - filho do presidente do Tribunal de Contas, Cícero Amélio - e do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque.
São os nomes cotados, o de Val Amélio principalmente, para serem os segundos mais votados do partido. Terão fôlego os demais candidatos para apenas segurem figurantes e cumprirem o seu papel para eleger Almeida e quem sabe o segundo? O que ganham estes pré-candidatos em troca? Conflitos internos que caberá a Adeílson Bezerra administrar.
Estou no twitter: @lulavilar