Começaram a chegar a Piranhas esta semana as primeiras mudas de caju do Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar através da Cajucultura. O projeto, gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através de recursos do Ministério da Integração Nacional e em parceria com o Governo Municipal de Piranhas, beneficiará mais de 70 famílias de agricultores com o recebimento de dois hectares plantados de caju, além de orientação técnica, analise do solo e acompanhamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Espera-se que a iniciativa promova o desenvolvimento econômico do semiárido, pois o caju se adapta à região e rende inúmeros produtos de valor agregado como a castanha e os doces. Segundo estimativas preliminares, a produção do caju e derivados poderá render entre R$ 800 e R$ 1.200, por mês, em cada propriedade.
O recebimento das mudas aconteceu no ginásio poliesportivo do Piau e contou com a presença de agricultores, do secretário de Agricultura, Rogério Alcantara, da vereadora Margarida de Zé Vicente, do secretário de Articulações Políticas, João Raimundo e do deputado estadual Givaldo Carimbão, que na ocasião proferiu uma palestra sobre a muda e o plantio do caju, além da implantação das cisternas.



