De acordo com informações dos bastidores políticos, o martelo foi batido em relação à candidatura de Rosina Beltrão (PT). Ela quer ser deputada estadual.
A petista havia até sido cotada para ser vice do deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado de Alagoas, Renan Filho (PMDB). Todavia, a vaga foi ocupada - de forma consensual, conforme a frente de oposição - pelo ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB).
Com isto, Rosiana Beltrão - que foi presidente da Associação dos Municípios Alagoanos e, mais recentemente, ex-superintendente do Porto de Maceió - parte para disputar uma das cadeiras da Casa de Tavares Bastos.
Será uma luta árdua, já que o PT sai sozinho na proporcional estadual, como já confirmou o deputado estadual Judson Cabral. A expectativa do partido é eleger três parlamentares. Os que já possuem cadeira também partem para a reeleição. São eles: Marquinhos Madeira, Ronaldo Medeiros e o próprio Cabral.
Além do trio, uma série de candidatos, como a Rosiana Beltrão e - possivelmente - o vereador Cleber Costa.
Se há uma vantagem para Rosiana Beltrão, é a ligação direta com a cúpula nacional do PT.
Vale ressaltar que a estratégia de sair sozinho para o pleito se refere apenas à disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Em relação à Câmara de Deputados, a agremiação da estrela vermelha estará coligada com todo o bloco que compõe a frente de oposição. O foco é a reeleição do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão.
Estou no twitter: @lulavilar