Para o deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a indicação do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), como vice na frente de oposição era o que faltava para consolidar o grupo que agora tem majoritária completa e estratégia para a disputa de proporcionais, como ressaltou o ex-governador e coordenador da chapa, Ronaldo Lessa (PDT).

Renan Filho salienta que a escolha de Luciano Barbosa foi unanimidade. “Este momento é possível por uma série de fatores que envolvem os interesses deste grupo em prol de Alagoas. É a consolidação da frente”, frisou.

Além da presença de Barbosa, o deputado peemedebista ainda fez questão de ressaltar o papel do senador Fernando Collor de Mello (PTB) no palanque majoritário: “Collor fez um grande mandato de Senador. Com serviço prestado e merece renovar o mandato. Nesta frente, será vitorioso”.

Ao falar da escolha de Luciano Barbosa, lembrou que a cabeça da chapa - puro-sangue peemedebista - estão dois ex-prefeitos (ele por Murici, Barbosa por Arapiraca). “Isto faz com que seja algo bom para os prefeitos do Estado, pois conhecemos as realidades das prefeituras e temos brigado, não apenas apoiado, com o Governo Federal pela recuperação dos repasses do FPM, que tem sido sacrificado quando há desonerações por parte da União. Estamos ao lado dos prefeitos, buscando investimentos no interior. A ausência destes investimentos é o que resulta na favelização de Maceió”, colocou ainda.

Renan Filho - ao avaliar a escolha do vice - ressaltou que foi um “consenso”. Os demais presidentes de partidos que compõem a frente adotaram o mesmo discurso. “A forma democrática como temos discutido com os partidos tem mantido esta unidade, que é consolidada com o nome de Luciano Barbosa. Temos bons nomes para todos os cargos nesta frente. A indicação de Luciano cresceu naturalmente. Ele seria deputado federal eleito por conta do trabalho feito em Arapiraca”.

Indagado sobre a antecipação do lançamento do vice, já que teria até o dia 30 de junho para este anúncio, o deputado federal ressalta: “lançamos agora porque a indicação já estava madura e fortalece esta unidade. Além de ser um nome que colocou Arapiraca numa lista das 15 primeiras cidades que mais cresceram no Brasil, Luciano Barbosa tem resultados positivos de sua administração que foi inovadora”.

Obviamente que não faltaram as críticas ao governo do Estado de Alagoas. “Eu não sou daqueles que critica tudo. Quando tenho andando pelo interior até vejo algumas virtudes, mas não há como negar que o governo que errou na Saúde, na Educação e na Segurança Pública não mais representa a população deste Estado”.

A indicação de Luciano Barbosa - na visão de todos os partidos que integram o bloco de oposição - sacramenta o grupo, que parte agora apenas para discutir a questão da montagem das chapas proporcionais. Ainda assim, conforme Ronaldo Lessa, com um ponto já fechado: para disputar os mandatos de deputado federal, os partidos saem em um único bloco. Para a disputa pelas cadeiras da Casa de Tavares Bastos, devem ser duas ou três chapas com o Partido dos Trabalhadores lutando sozinho, sem coligar com ninguém. 

Estou no twitter: @lulavilar