De acordo com informações de bastidores do próprio PMDB, uma dos pedidos do deputado federal Givaldo Carimbão (PROS) para ingressar na frente de oposição liderada pelo deputado federal e pré-candidato ao Governo do Estado, Renan Filho (PMDB) é saída do nome do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), da disputa pelo mandato de deputado federal.
Com isto, Luciano Barbosa seria alçado – ele já é o mais cotado para isto! – à condição de vice de Renan Filho dentro da frente de oposição que, na majoritária, ainda tem o nome do senador Fernando Collor de Mello (PTB) disputando a reeleição. O pedido de Carimbão é compreensível: limpar o cenário para disputar uma das vagas de deputado federal.
Tanto é assim que a solicitação é acompanhada por outros pré-candidatos a deputado federal que enxergam em Luciano Barbosa um forte nome para a disputa interna na coligação. É um dos fatores que pode sacramentar a indicação de Barbosa como vice, com o apoio de todos os partidos frente. A questão das proporcionais vem sendo discutida pelo ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e acompanhada de perto pelo senador Renan Calheiros (PMDB).
O objetivo da frente de oposição é eleger cinco deputados federais. Ainda quanto a Carimbão – que está cada vez mais próximo do PMDB e do PT, como frisou o blogueiro Davi Soares – o deputado federal do PROS também articula a melhor chapa para a disputa das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Carimbão busca espaços para o filho, Carimbão Júnior, e também para o deputado estadual Marcelo Victor (PROS), que já detém mandato. Givaldo Carimbão chegou a ser cogitado como vice, mas declina – ainda segundo bastidores – desta possibilidade. O motivo: a condição que possui no PROS e, diante da perspectiva de reeleição dele e do PT, os espaços a serem conquistados em 2015. Givaldo Carimbão joga – no tabuleiro do xadrez – pensando no futuro.
Estou no twitter: @lulavilar