A Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nesta segunda-feira (02) à abertura 13º Concurso de Quadrilha Matutas Sesc/Semed das escolas municipais. O concurso está sendo realizado no espaço recreativo Sesc/Poço e vai até quinta-feira (05), dia que serão escolhidos os três primeiros lugares. As apresentações começam às 16 horas. Ao longo da semana cerca de 23 escolas devem apresentar danças típicas como coco de roda e quadrilhas matutas.
O concurso será dividido em dois blocos: grupo A e grupo B e participarão alunos do 1ª ao 5º e alunos das séries finais do 6º ao 9º ano. Todas devem seguir o regulamento e apresentar os seguintes passos obrigatórios: cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, Rose-Mary, Mary Rose, túnel e grade roda.
Um dos maiores objetivos, segundo a diretora do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Socorro Monteiro, é fazer com que as escolas participem e criem um elo de integração com a sociedade. “As escolas não existem para trabalhar apenas uma área de conhecimento, mas todas, e temos essa responsabilidade de trazer as raízes, para que a criança cresça entendendo o que é cultura popular, o que é tradição e toda a historicidade cultural do tema”, destacou.
Na terça-feira, a festa ficou por conta da apresentação de dança da escola Rodrigues Alves. A escola Francisco Melo mostrou toda elegância com o coco de roda. A escola Walter Pitombo com a quadrilha Beija Flor foi primeira a se apresentar. A escola Manoel Pedro contagiará a plateia com a alegria da quadrilha “Arraia Bom Demais”
Nesta quarta-feira (04), o concurso vai ferver com as apresentações das escolas Marcos Soriano e Jaime de Altavila que trarão a dança da fita e o forró. Depois será a vez das apresentações das quadrilhas matutas das escolas Jarede Viana com a quadrilha “Jarede na Roça”, Jaime Miranda com a quadrilha “Xodó do Jaime” Elizabete Anne Lyra com a quadrilha “Arraiá da Anne Lyra” e encerrando as apresentações do dia o coco de roda da escola Jaime Miranda.
Quinta-feira (05) e último dia das apresentações das quadrilhas, as atividades começam com a apresentação do projeto “Iniciação à dança” da escola Carmelita Gama com a temática “Viva o São João” e “Partida de Futebol” desenvolvido pela coordenação de Arte e Cultura da Semed.
Após as apresentações, os resultados dos vencedores serão divulgados por grupos. O primeiro a conhecer o campeão será o grupo A. Em seguida, a programação conta com a apresentação das quadrilhas do grupo B. As atividades serão encerradas com a apresentação da magia do coco de roda “Gamga Zumba” e por fim o nome do grande campeão do grupo B.
Os vencedores serão avaliados nos critérios de originalidade, desempenho, marcação, pontualidade e animação, considerado este, o principal critério, pela mesa julgadora. As quadrilhas vencedoras receberão troféus e medalhas. O concurso premia ainda o melhor marcador de quadrilha matuta.