Com o objetivo de capacitar os técnicos de 14 laboratórios centrais sobre a análise de rotulagem de alimentos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen), realiza a partir desta terça-feira (3), às 9h, um curso destinado aos profissionais de 14 estados brasileiros.

De acordo com o coordenador do evento e gerente técnico de Produtos e Ambiente do Lacen/AL, Everaldo Queiroz, o Lacen de Alagoas é referência nacional na área de rotulagem de alimentos. Este é o terceiro curso nacional sobre o setor realizado pelo órgão.

O evento, que prossegue até quinta-feira (5), será realizado no auditório do Maceió Mar Hotel e reunirá técnicos dos laboratórios centrais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás.

O curso será ministrado pela nutricionista do Lacen/AL, Katiane Rios, que possui mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é responsável pelo setor de rotulagem de alimentos do laboratório. Serão abordados assuntos referentes à legislação aplicada à análise de rotulagem, a importância da rotulagem para a vigilância sanitária, as diretrizes gerais, além de exercícios práticos que tratem de casos concretos da aplicação das leis vigentes.

“O Lacen de Alagoas faz parte da rede nacional, regulada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], e estabeleceu seu lugar como referência na área”, disse Everaldo Queiroz.

Everaldo Queiroz ressaltou, ainda, que a capacitação irá fortalecer as ações do Programa Nacional de Monitoramento de Alimentos e conta com o apoio do Grupo de Trabalho da Anvisa e da Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos.