Os índices de pneumonias associadas à ventilação mecânica são altos nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) dos principais hospitais do mundo. Para minimizar estes indicadores, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está desenvolvendo um projeto inovador no Hospital Geral do Estado (HGE), que consiste na escovação dentária dos pacientes entubados.
O projeto, desenvolvido pelo Programa de Estudo pelo Trabalho (PET) da universidade em parceria com o HGE, tem como objetivo, além de reduzir a taxa de pneumonia dos pacientes intubados, proporcionar a alta do paciente mais rapidamente. A higienização com escovas dentárias é realizada duas vezes ao dia, uma pela manhã e a outra a noite.
De acordo com Marcella Cabral, preceptora do projeto, estudos apontam que a higiene bucal tem sido considerada como de grande importância na prevenção de pneumonias. “Esse tipo de pneumonia, associada ao ventilador mecânico e adquirida em hospitais, é a infecção que mais acomete os pacientes internados em unidades de terapias”, descreveu a professora.
Para Rosângela Cavalcante, coordenadora de enfermagem da UTI do HGE, a iniciativa é de grande valia para os pacientes. “Essa escovação só trás benefícios, reduzindo as taxas de infecções hospitalares, de pneumonias, além de abreviar o tempo de permanência do paciente na unidade de terapia intensiva hospitalar”, afirmou.
A técnica de enfermagem, Karina Marques, foi treinada para a execução da escovação e comentou o procedimento. “Foi bem simples. É possível retirar vários resíduos com a escova. A escovação está implantada na nossa vida desde que nascemos e, na hora que estamos internados, ela é suspensa. Isso não pode continuar”, comentou.
O projeto conta com a equipe médica, de enfermagem e fisioterapeutas da UTI, além dos acadêmicos de odontologia. As estudantes da Ufal estão desenvolvendo a capacitação para os profissionais do HGE. A equipe de enfermagem ficará responsável pela higienização.