A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE), numa parceria com o Grupo Abril Educação, vai preparar 25 mil alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Alagoas é o primeiro Estado a firmar uma parceria como essa a nível de escola pública.
“Até então, só tínhamos parceria com escolas particulares, mas com abrangência muito menor”,explica a coordenadora operacional do Pré-Enem, Fernanda Lopardi.
A preparação dos estudantes terá como ferramenta principal o Projeto Pré-Enem Alagoas, que prevê 360 horas de aulas semipresenciais e via satélite, durante três dias por semana, de 30 de junho a 7 de novembro. O projeto foi apresentado esta semana aos professores, diretores de escolas e coordenadores de ensino do Estado, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
Segundo a coordenadora do projeto em Alagoas, Tânia Almeida, as aulas vão reforçar os conteúdos para a prova. “O objetivo é preparar os alunos da rede pública para o Enem e também melhorar os índices educacionais do Estado”.
Execução
As aulas serão ministradas em 183 escolas, três dias por semana (segunda, quarta e sábado) e nos dois turnos: manhã e tarde. Nas escolas serão instalados monitores de TV e antenas parabólicas para as transmissões das aulas, via satélite.
As aulas de segunda e quarta são destinadas aos alunos a manhã e da tarde. Já as aulas do sábado são destinadas aos alunos do noturno.
Teleaulas
As aulas serão preparadas por professores especializados, em três estúdios para Abril Educação, localizados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. “Nas salas de aula, em todas as escolas da rede, além do monitor de TV com as teleaulas, haverá sempre um professor para fazer a intermediação entre os alunos e o instrutor que estiver ministrando o conteúdo, via satélite”, explicou coordenadora operacional do Pré-Enem, Fernanda Lopardi.
Fernanda disse ainda que as perguntas dos alunos serão encaminhadas por e-mail pelos professores que estiverem fazendo a mediação com os instrutores das teleaulas. “Como as aulas são ao vivo, as perguntas serão respondidas na hora”, acrescentou.
“A interação entre os professores que atuarão como mediadores e os instrutores das teleaulas será feita por meio de uma plataforma web, que é um programa de computador disponibilizado pela Abril Educação”, destacou Fernanda.
A professora e coordenadora da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Severina Simões, a iniciativa é muito boa. “Nossos alunos terão uma preparação tão boa quanto dos estudantes das principais escolas do País. Além das aulas e do material didático, essas escolas vão receber aparelhos de TV, parabólica e computadores”, afirmou.









