De acordo com informações de bastidores, é cada vez maior a chance do deputado federal Renan Filho (PMDB) - pré-candidato ao governo do Estado de Alagoas - ter como seu vice, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB). Seria uma chapa puro-sangue com um forte reforço da região do Agreste. 

Além deles dois, na majoritária teria a presença - já confirmada! - do senador Fernando Collor de Mello (PTB) disputando a reeleição.

Barbosa - entretanto - tem trabalhado com a possibilidade de sua candidatura a deputado federal, herdando, inclusive, parte das bases eleitorais de Renan Filho. Todavia, não descarta a possibilidade e tem conversado com vereadores do interior do Estado que fazem parte das bases de pré-campanha. 

O ex-prefeito de Arapiraca tem deixado claro a possibilidade aos mais próximos. Inclusive, em conversas francas onde admite que são grandes as chances de estar na majoritária. As informações - evidentemente - são extra-oficiais. 

O PMDB pode até antecipar a indicação do vice, não esperando pelas convenções partidárias. Além de Barbosa, outros nomes são sondados para o espaço, como o deputado estadual Judson Cabral (PT). 

Caso, Luciano Barbosa seja o vice de Renan Filho ainda há outra questão: o PMDB não vai abrir mão de buscar um nome do partido em Arapiraca para se candidatar à Câmara de Deputados. A cidade sempre teve representação de peso na política alagoana. Perdeu espaço na Câmara com a eleição da ex-deputada federal Célia Rocha (PTB), que assumiu a Prefeitura de Arapiraca. Há um vácuo que pode ser preenchido neste período eleitoral. 

Com Luciano Barbosa na majoritária, a frente de oposição articula um bloco único para disputar as cadeiras de federal, podendo eleger seis deputados. Entre os cotados, Marx Beltrão (PMDB), Ronaldo Lessa (PDT), Rosinha da Adefal (PTdoB), dentre outros.

Estou no twitter: @lulavilar