A morte de Jean Ferreira Alves, 25 anos, no último domingo, pode ser o segundo caso suspeito de H1N1 em Maceió num intervalo de apenas 15 dias. Diante do quadro, apesar de ter registrado pneumonia como a causa da morte do jovem, uma amostra de exames foi enviada para o Rio de Janeiro para confirmar ou não a gripe.

Segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital Geral do Estado (HGE), o jovem Jean Ferreira deu entrada na unidade hospitalar com um uma forte pneumonia, que se agravou com o passar dos dias, o levando para a Unidade e Terapia Intensiva (UTI). Ele não resistiu e acabou morrendo.

No atestado de óbito, a causa da morte foi pneumonia. Mas diante dos rumores, a administração do hospital decidir colher amostras de exames realizados no paciente e em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, enviou para a FioCruz no Rio de Janeiro, para confirmar ou não as suspeitas da gripe viral.

A suspeita de H1N1 em Maceió pode ser a segunda no intervalo de 15 dias, tendo em vista que a empresária Laís Muniz, também faleceu e pode ter sido vítima da doença. O resultado do exame deve sair nos próximos dias.

Por conta da complexidade do exame, a entrega do resultado varia de 15 a 30 dias, contando da data de chegada no laboratório, que será realizada na Fundação Oswaldo Cruz.

H1N1 ou Influenza A, é uma combinação de vírus oriundos de animais. Em 2009, um surto da doença assolou vários países, inclusive o Brasil, com a chamada gripe aviária e gripe suína.