O pré-candidato ao governo do Estado de Alagoas e senador Benedito de Lira (PP) anda atento ao que é divulgado contra sua candidatura nas redes sociais. O pepista entrou com uma ação, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), contra a rede social Instagram para que o perfil @conhecabiu fosse retirado do ar. A ação foi impetrada pelo advogado Marcelo Brabo e teve liminar apreciada e deferida.

De acordo com Brabo, a ação foi feita com base em dois argumentos. O primeiro: a natureza "fake" do perfil. "Não é por ser uma visão crítica ao candidato, pois entendemos que a crítica pode ser feita, mas é que existe um entendimento que esta não pode ser feita de forma anônima. É vedado o anonimato. No caso deste perfil, no Instagram, não foi identificada a pessoa que publica estas informações", colocou.

O outro argumento - ainda conforme o advogado - é o teor das informações que são inverídicas, segundo Brabo. O perfil divulga notícias negativas em relação ao pré-candidato Benedito de Lira. Mas, não é apenas Lira que é algo destas ações. O pré-candidato a deputado federal Renan Filho (PMDB) também vem sendo duramente criticado por dois outros perfis: @forarenan e @renaofilho.

A ação do pré-candidato Benedito de Lira - por meio do advogado Marcelo Brabo - mostra a preocupação que os "quartéis-generais" de campanha terão com as redes sociais. Já tinha citado isto aqui no blog. Dentro das pré-campanhas, existem núcleos especializados em lidar com a informação e a contrainformação nas redes sociais. Uma verdadeira guerrilha que correrá em paralelo está sendo planejada.

Em relação à decisão favorável à Lira, a liminar determina a retirada de "todo o material impugnado, constante do perfil de usuário @conhecabiu, assim como divulguem os dados das pessoas responsáveis por sua publicação, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia" em caso de descumprimento. 

Estou no twitter: @lulavilar