A prefeita Conceição Tavares participou ontem (19) da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que aconteceu na Musique, em Maceió. No evento, os melhores projetos foram premiados e todos os 24 municípios que participaram do concurso receberam certificado pelo empenho em incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.
Para Conceição Tavares, incentivar o desenvolvimento dos pequenos empreendedores em Traipu é uma meta. “Estamos aprimorando nossas ações para que o nosso município cresça com a força que têm os pequenos negócios”, pontua. Conceição vê o concurso Prefeito Empreendedor como um incentivo para os gestores que entendem que a legalização dos produtores e empreendedores locais abre um leque de oportunidades, inclusive a de que eles comercializem ou prestem serviços às próprias prefeituras.
Dos 102 municípios alagoanos, apenas 24 inscreveram projetos no concurso e Traipu foi um deles. “Nosso município concorreu nas categorias Lei Geral Implementada das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) e na categoria Pequenos Negócios no Campo. Com esse último tentamos estimular a produção organizada de produtos orgânicos e introduzir o material nas compras da prefeitura e das escolas”, explica Conceição.
De acordo com Mercinho Teixeira, secretário Municipal de Indústria e Comércio, a Lei Geral foi implementada em Traipu no início de 2013 e estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente no que se refere à apuração e recolhimento dos impostos e contribuições, ao cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias e ao acesso a crédito e ao mercado, inclusive quanto à preferência nas aquisições de bens e serviços pelos Poderes Públicos.
A implantação da Lei Geral ainda possibilitou a abertura da Sala do Empreendedor em Traipu. “Abrimos a sala do empreendedor em maio do ano passado e, de lá para cá, já formalizamos mais de 70 pequenos negócios”, ressalta o secretário. A Sala do Empreendedor funciona no Centro do município, próximo ao Banco do Brasil, e fica aberta de 8 às 14h sob a coordenação de Valterly Barbosa. “Lá todos os pequenos empresários conseguirão informações sobre a formalização, que é de graça e pode ser feita em cinco minutos”, completa Mercinho.









