Em parceria com a Pastoral da Aids, da Arquidiocese de Maceió, o Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover uma ação de conscientização e diagnósticos de DST’s durante a missa em memória dos mortos em decorrência do vírus HIV. A ação será no próximo domingo (18) e terá início às 8h30, na igreja do Santo Eduardo, no bairro do Poço. A articulação, que difere das ações realizadas pelo programa, tem como objetivo a prevenção e controle do HIV entre os cristãos católicos.

De acordo com a coordenadora do Programa, Sandra Gomes, a articulação está focada em uma mensagem de incentivo ao diagnóstico precoce das DST’s. “Estaremos nas dependências da igreja disponibilizando, além dos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, profissionais para aconselhar a comunidade presente acerca dos riscos e necessidade de prevenção das doenças virais”, disse ela.

A iniciativa terá continuidade no final de semana seguinte, com a realização entre os dias 23 e 25 da capacitação de agentes da Pastoral da Aids. O treinamento vai reunir em Maceió os agentes das pastorais de toda a região Nordeste. A abertura do evento, na noite da sexta-feira (23), será dedicada ao acolhimento dos participantes. Na oportunidade, a SMS vai apresentar o objetivo e a programação da capacitação. Em seguida haverá uma conversa com os coordenadores diocesanos.

Na manhã do sábado (24), os trabalhos serão direcionados à formação pessoal, espiritualidade e perfil dos agentes da Pastoral. Já no horário da tarde, Sandra Gomes retoma as atividades fazendo a apresentação da epidemia da Aids, com uma explanação sobre o atual quadro da doença e os serviços disponíveis, além de dados e informações técnicas sobre transmissão e prevenção.

Os debates e discussões têm como objetivo iniciar a formatação das ações estratégicas da pastoral arquidiocesana para os próximos dois anos.