Os diretores de Tecnologia da Informação (TI) das Juntas Comerciais dos estados brasileiros debateram, na sexta-feira (09), sobre a implantação do sistema Via Única em todas as juntas comerciais do País. A ferramenta consiste na unificação de todas as vias dos processos de registros empresariais em um único documento digitalizado e integrado ao sistema. A reunião ocorreu durante as atividades do 2º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj), realizado em Maceió, que prossegue até este sábado (10).


A diretora de TI do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Sarah Barros, destacou que a maioria dos estados brasileiros já dispõe desta tecnologia e outros se encontram em processo de implantação. “Com a ferramenta, teremos redução de tempo e uso de papéis. O que hoje estamos debatendo é como esse processo será adaptado nas juntas comerciais que ainda não dispõem deste tipo de tecnologia”, explica.


Para o diretor de TI da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Álvaro de Oliveira, o órgão tornou-se referência no País, após receber o prêmio da qualidade em 2013. “Hoje Alagoas serve de exemplo para vários estados, seja no modo de trabalhar ou na agilização de processos. Somos o único estado com 100% dos municípios integrados à Redesim e um dos pioneiros na implantação da Via Única, dentre outras atividades”, conclui.