O PRTB foi pego de surpresa pela decisão do senador Renan Calheiros (PMDB) que retirou o partido da frente de oposição.
O líder-mor do PMDB informou aos dirigentes partidários da decisão ainda no dia de ontem, 03, como antecipou este blog. Resultado, na manhã deste domingo, Adeílson Bezerra já convocou uma reunião emergencial do PRTB.
Neste momento, os pré-candidatos da legenda conversam com Adeílson Bezerra com portas fechadas.
O objetivo – segundo o próprio Bezerra – é discutir as alternativas que o PRTB pode ter para disputar as eleições deste ano. O partido trabalha – inclusive – a possibilidade de apresentar uma majoritária, mesmo sabendo que o foco são as proporcionais.
Mesmo tendo candidatos que já demonstraram – em eleições passadas – boa densidade eleitoral, o PRTB sozinho vira um palco de disputa interna intensa, podendo eleger no máximo um deputado federal ou até mesmo um estadual. Sem a frente de oposição, a situação é mais difícil.
Adeílson Bezerra reconhece isto. Confirma que já foi informado da decisão pelo PMDB, obviamente. Acredita que a reunião de hoje consiga clarear nortes a serem adotados pelo partido, mas que ainda não há o que adiantar. “Estamos reunidos para buscar alternativas. Após a reunião é que poderemos dizer alguma coisa”.
O PRTB é o partido dos deputados estaduais Antônio Albuquerque e João Beltrão, do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, do ex-prefeito Jarizinho Lira e de Val Amélio, que é filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Cícero Amélio.
Estou no twitter: @lulavilar