Acontece nesta sexta-feira (2) e no sábado (3) o Rally do Velho Chico, terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally. Competidores de 11 estados já chegaram a Alagoas para disputar as provas de velocidade em estradas dos municípios de Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia e Traipu nas modalidades moto, quadriciclo e UTVs. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBN) e conta com o apoio institucional das prefeituras.
Este é o segundo ano em que uma das etapas do campeonato é disputada em Alagoas. Em 2012 a Federação Alagoana de Motociclismo (FAM) solicitou a inclusão do estado no circuito e obteve êxito. “Em 2013 as provas foram disputadas entre Maceió e Penedo, percorrendo os canaviais. Neste ano vamos inovar. Cerca de 50% do percurso margeia o Rio São Francisco e incluímos também um bom trecho margeando o Rio Traipu”, explica Deco Muniz, membro da organização do campeonato.
Há dois meses uma equipe da organização do evento visitou a Prefeitura Municipal de Traipu para ver a possibilidade de concretização da parceria. “Fomos bem recepcionados pela prefeita Conceição Tavares. Ela, secretários Municipais e vereadores nos acompanharam em uma expedição neste município, que é o segundo maior de Alagoas em extensão territorial. Aqui encontramos estradas propícias, paisagens encantadoras dos Rios, apoio da população e da prefeitura. Foi ótimo”, disse Muniz.
Para a prefeita Conceição Tavares, recepcionar o segundo dia de competições do Rally do Velho Chico é importante para o desenvolvimento de Traipu. “Todas as provas do sábado (2) vão acontecer em nossas estradas. Isso significa um dia inteiro de movimentação de pessoas pelo comércio de nossa cidade. Os proprietários de pousadas, restaurantes e barcos, por exemplo, já estão preparados para atender as 300 pessoas envolvidas no Rally e também os turistas. Este evento vai movimentar a nossa economia e impulsionará o nosso turismo”, pontua Conceição.
A competição do sábado (2) tem início às 11h, e os pilotos saem de Jaramataia em direção à Traipu. “Como as provas são de velocidade, ou seja, vence quem completar o percurso em menos tempo, os pilotos alcançarão até 160 km/h. Para isso, nós contamos com o apoio da Guarda Municipal de Traipu e uma estrutura de trinta carros e rádios de comunicação para ter certeza de que a estrada estará fechada e garantir a segurança dos pilotos e da população durante as provas”, explica Deco Muniz.
De acordo com o secretário Municipal de Eventos, Wagnerly Barbosa, o ponto final da competição é na cidade de Traipu e os pilotos e suas equipes estarão concentrados na Avenida Beira Rio. “Eles começarão a chegar a partir das 13h e o último piloto deve chegar até às 15h. O percurso do Rally passa por estradas de diversos povoados, entre eles: Santa Cruz e Olho d’Água da Cerca”, explica. Os primeiros colocados receberão troféus.
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, o Rally dos Sertões, acontece em Goiânia e Belo Horizonte no mês de agosto, e a quinta etapa será realizada em São Paulo, o Rally Rota Sudeste, no mês de outubro, concluindo assim o campeonato. A primeira etapa foi realizada em fevereiro, no Espírito Santo, e a segunda etapa em abril, no Rio Grande do Norte.









