A Maternidade Escola Santa Mônica iniciou na manhã desta quinta-feira, 1º, as transferências dos 11 bebês internos na UTI E UCI neonatal. Os bebês continuarão na UTI da MESM que passa a funcionar no Hospital Universitário Alberto Antunes.

Para viabilizar a transferência o SAMU Neonatal ficou encarregado pela transferência dos pacientes e a MESM disponibilizou equipes técnicas nas duas unidades hospitalares, uma para preparar os pacientes e outra para recepcioná-los.

A transferência do serviço foi pactuada entre gestores estaduais e municipais de saúde, Uncisal, HU e MESM. O acordo prevê a transferência de 15 leitos de UTI Neonatal, 5 leitos da Enfermaria Canguru e 4 leitos de UTI Materna, com o objetivo de absorver, exclusivamente, a demanda da assistência obstétrica e neonatal de alto de alto risco, devendo as demais unidades da rede atender as gestantes de risco habitual.

“Após ajustes na área do HU para receber nossos setores e a logística de transferência de pacientes e equipamentos por parte da MESM, estamos garantindo os serviços pactuados”, destacou Rita Lessa.