A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) conta com a presença da coordenadora do Programa de DST/AIDS, Sandra Gomes, que juntamente com outros representantes do Nordeste irá discutir o novo protocolo de tratamento clínico de adultos e o uso de antirretrovirais a todas as pessoas com HIV no país.
Na segunda-feira (28), primeiro dia de atividades, houve consultas públicas de HIV/AIDS e no segundo dia, a de Hepatites Virais B e C. Os gestores puderam fazer uma apresentação do cenário das políticas de combate ao vírus da AIDS em cada Estado nordestino e as ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que convivem com a doença.
“Esse evento tem o objetivo e fortalecer a rede de atenção e linhas de cuidado às DSTs, AIDS e Hepatites, através da prevenção, diagnóstico precoce e consequente redução de risco e vulnerabilidade”, afirma Sandra Gomes, coordenadora do Programa DST/AIDS de Maceió.
O Fórum busca ainda criar condições para a promoção dos direitos humanos e articulação com redes e movimentos sociais, para o aprimoramento e desenvolvimento da vigilância, informação e pesquisa, além do acesso universal aos medicamentos, preservativos e outros insumos estratégicos, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes portadores de DSTs.