No intuito de seguir a tendência de realização de procedimentos minimamente invasivos, o Hospital do Açúcar realiza, nesta quinta-feira, 01, às 7h, uma cirurgia inédita no estado. A intervenção, realizada com Laser de Diodo Cirúrgico, reúne toda a equipe médica especialista em otorrinolaringologia da instituição hospitalar, e conta com a presença do médico cirurgião, doutor Pedro Cintra, mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Serão realizados no Hospital os procedimentos cirúrgicos turbinectomia, utilizado com o objetivo de aliviar a congestão nasal crônica, amigdalectomia, que consiste na remoção das amígdalas, além da intervenção em pólipo de laringe, que remove as lesões laríngeas. O equipamento utilizado pelos profissionais, o Laser de Diodo Cirúrgico, entregues por fibra óptica, é um aparelho com comprimento de onda com afinidade para tecidos ricos em sangue.

Próprio para intervenção de Otorrinolaringologia e cirurgias de cabeça e pescoço, o Laser de Diodo foi escolhido por proporcionar, ao mesmo tempo, corte e hemostasia, o que reduz o sangramento intra-operatório e pós-operatório. Favorecendo, assim, a recuperação do paciente, além de oferecer mais segurança para a realização do procedimento cirúrgico em indivíduos com co-morbidades.

De acordo com o médico otorrinolaringologista do Hospital do Açúcar, João Prudêncio, que irá participar da cirurgia, a utilização do laser para esses tipos de procedimentos é vantajosa. “Há vários benefícios, como diminuição do tempo de pós-operatório e cicatrização mais rápida”, destacou.

 O médico explica ainda como ocorre o processo de acompanhamento dos pacientes no pré-operatório. “Os pacientes estão recebendo acompanhamento do Hospital, eles já se submeteram aos exames pré-operatórios e serão internados na unidade, em jejum, na quinta-feira de manhã”, disse.