A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou neste sábado (26) o Dia D de Vacinação contra a Influenza, cuja campanha foi iniciada na terça-feira (22) e se estende até o dia 9 de maio em postos fixos e volantes. Nesta edição, o município escolhido para a cerimônia de lançamento foi Rio Largo que, de acordo com dados do Programa de Imunização, sempre consegue bater a meta de imunização que é de 80% do público alvo.

Neste período a população deve comparecer aos postos de saúde para vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, população carcerária e indígena, e portadores de doenças crônicas, desde que devidamente autorizados por seus médicos. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou àqueles que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 

De acordo com a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, a escolha de Rio Largo foi baseada em critérios técnicos e representou um reconhecimento à seriedade da gestão municipal de saúde. “Rio Largo é um referencial no Programa de Imunização e, por isso, foi escolhido para sediar o Dia D”, destacou.

 

Também presente ao evento, a diretora estadual de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, ressaltou que durante todo o sábado estiveram funcionando postos de vacinação em pontos estratégicos da capital e interior, a exemplo de shoppings centers e supermercados. “Durante o Dia D é esperada a imunização de 40% do público alvo”, declarou Cleide.

 

Adesão

 

Entre as pessoas que foram imunizadas neste sábado, o casal Arlindo e Maria Domingos deu um exemplo de responsabilidade com a saúde, ao comparecer logo cedo ao local de vacinação. “Todos os anos faço questão de me vacinar para o meu bem-estar e o da minha família”, afirmou Maria.

 

Outra presença marcante na cerimônia foi a do tradicional símbolo da vacinação, Zé Gotinha, que há mais de trinta anos é interpretado pelo servidor da Sesau, Edvaldo Marinho. “É sempre emocionante participar de um momento que ajuda a salvar vidas”, testemunhou.

 

A cerimônia estadual do Dia D de Vacinação contra a Influenza também foi acompanhada pelo prefeito de Rio Largo, Antônio Lins, conhecido como Toninho Lins; e pela secretária municipal de Saúde de Rio Largo, Sandra Faria; além da população local.