O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária. Seus inúmeros cortes permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Apesar de ser tão popular na mesa do brasileiro a massa é frequentemente taxada como vilã em uma alimentação saudável. A verdade é que não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos, como explica Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza, marca da M. Dias Branco.

Quando a massa é consumida nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia. Fabiana lembra ainda que a recomendação diária de consumo de carboidratos indicada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (divulgado pelo Ministério da Saúde) é de 5 a 6 porções.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos “leves” a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, explica Fabiana.

O mito de que o macarrão engorda também foi quebrado por uma pesquisa recente feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, que comprovou que consumir carboidrato após as 18h, na quantidade adequada, é benéfico para a saúde.

Para Fabiana o estudo desmistifica o mito e reforça que carboidrato não é vilão da alimentação. “O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos”, afirma a nutricionista.

Consumir carboidrato à noite favorece o aumento do hormônio leptina, substância que pode diminuir o apetite durante o dia, auxiliando na manutenção do peso. Também contribui para uma noite de sono tranquila.

Já que foi comprovado que incluir macarrão na dieta não altera o ponteiro da balança, a nutricionista da Marca Fortaleza ensina como deixar a refeição ainda mais leve. “O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras (como aveia, linhaça e sementes em geral). Lembrando também da quantidade a ser consumida: 1 prato raso, com 1 ou no máximo 2 pegadores de massa”, finaliza Fabiana.

Confira abaixo uma sugestão de receitas com todas as dicas da nutricionista.

Talharim ao Molho de Frango com Palmito

Ingredientes:

1 embalagem de Fortaleza Talharim com Ovos

4 colheres (sopa) de margarina light

3 dentes de alho, picados

500g de peito de frango, cozido e desfiado

3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

50g de azeitona verde, picadas

300g de palmito, em rodelas

sal e cebolinha picada a gosto

Modo de Preparo:

- Comece preparando o refogado de frango com palmito.

- Numa frigideira média, aqueça a margarina light e refogue o alho.

- Junte o frango, os tomates, a azeitona, o palmito, mexa delicadamente e deixe refogar por mais 3 minutos.

- Acerte o sal, salpique a cebolinha e reserve.

- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal.

- Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

- Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente a margarina light, o refogado de frango com palmito, envolva delicadamente com a ajuda de 2 garfos grandes e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Informações nutricionais

Porção: 4 pegadores (440g)

Valor calórico da porção: 768,2 Kcal

Proteínas por porção: 43,6g

Carboidratos por porção: 92,8g

Gorduras por porção: 40,5g

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509

www.marcafortaleza.com.br

Sobre a Fortaleza

A Marca Fortaleza pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, companhia listada no Novo Mercado da BM&FBovespa sediada em Eusébio (CE). A M.Dias Branco produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. É líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil e é a sexta em massas e a sétima em biscoitos no ranking global.  Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.