A esquipe da secretaria de meio ambiente da prefeitura da Barra de São Miguel iniciou o trabalho de recuperação de area degradada do Riacho Maceiozinho. A operação visa limpar os 2 quilômetros de vegetação excedente além de fazer uma coleta de todo o lixo espalhado. Para isso foram contratados 5 moradores da região com experiência, que estarão realizando o trabalho que terá duração de até 60 dias.
A iniciativa vai facilitar o escoamento da água das chuvas durante o período de inverno. Para o secretário de meio ambiente da Barra de São Miguel os trabalhos estão apenas começando. “Esse é primeiro passo para o processo de recuperação do Maceiozinho, posteriormente faremos um trabalho de plantio de mudas em toda extensão do riacho”, afirmou Diego Lima.
Recuperação de Mata Ciliar
Esse tipo de vegetação, também chamado de vegetação ribeirinha, ocorre nas margens dos rios de pequeno porte e riachos. Nas margens do Maceiozinho, principal afluente do Rio Niquin serão plantadas mudas de arvores nativas em seus 2 quilômetros de extensão. Esse plantio irá ajudar na fixação das margens, evitando assim o assoreamento (processo de acumulo de detritos e lixos nos leitos dos rios, impedindo-os de fluir, acarretando transbordamento no período das chuvas).
Conscientização
Paralela a esta operação, um trabalho de conscientização ambiental, já vem sendo realizado junto a população. A esquipe da secretaria de meio ambiente da prefeitura da Barra de São Miguel tem visitado comunidades e proprietários de estabelecimentos comerciais e realizando palestras com foco na importância de manter os ambientes limpos, não jogar lixo nas ruas, rios e nem em areas de florestas. O trabalho tem surtido muito efeito. Seu Joaquim que recebeu orientação, achou a iniciativa importante para a comunidade. “ eles vieram aqui e explicaram os cuidados que a gente deve ter, e sobre como é importante não jogar o lixo em qualquer lugar. Isso vai ser bom pra gente e para o nosso futuro” afirmou o morador.